O site que corre com você

Siga-nos

Em 18 jun, 2016

“Coluna do Tauro”: Primeiros Treinos

Olá amigos, seguidores do PRA CORRER!

É com imenso prazer e satisfação que vou tentar levar um pouco mais de informação sobre treinos e demais assuntos ligados a corrida. Hoje falarei sobre o início, a inserção de uma pessoa no mundo das corridas.
Dizem que depois da pessoa começar a correr, ela não consegue mais parar. Isso é bem verdade, mas, pra isso, precisamos que esses “primeiros passos” sejam dados da maneira correta, a fim de tornar esse início muito divertido e, ao mesmo tempo, desafiador.

A primeira atitude é procurar um médico cardiologista para fazer os devidos exames que vão lhe autorizar a fazer uma atividade física orientada. Em seguida, deve contatar um profissional de Educação Física. Essa pessoa está preparada para lhe passar orientações e informações adequadas e necessárias.

Como estamos nesse momento falando de “novos corredores”, temos então dois perfis:
– Praticantes de outras atividades físicas;
– Sedentários;

começar a correr

Pra quem já pratica alguma outra modalidade (natação, ciclismo, futebol, etc), o começo e as evoluções devem acontecer de maneira mais fácil e rápida, pois há um histórico que favorece.
Para quem está há muito tempo sem qualquer atividade ou nunca o fez, ainda deverão ser levados em consideração outros fatores como: idade e lesões anteriores (se existiram).
Importante também lembrar que cada indivíduo responde de uma determinada forma a um estímulo. Isso deve ser respeitado.

Os primeiros treinos deverão alternar caminhada com corrida e o que foi citado acima é que dá o norte de que distância será prescrita, principalmente no começo.
Recomendo o fortalecimento muscular como aliado na preparação e também como forma eficaz para prevenir lesões. Cada pessoa tem uma preferência: Musculação tradicional, Treinamento Funcional, Pilates, etc.

Tenha o tempo e valor envolvido nisso não como gasto, mas sim como INVESTIMENTO. Pois está aplicando em SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, ALEGRIA, DISPOSIÇÃO, AUTO ESTIMA, MOTIVAÇÃO, ou seja, motivos pra começar a correr existem de sobra. Então??? O que está esperando PRA CORRER??
Um abraço e bons treinos!!!

Tauro Susin Bonorino
Educador Físico, Coordenador da Equipe de Corrida Tauro Bonorino, ex-atleta de elite com mais de 400 pódios e aproximadamente 150 vitórias em provas de 1500m à Maratona.

  • Por pracorrer  1 Comentários   14
  • Começar a correr, como correr, corrida, iniciante

    1 Comentários

    Por Adalberto messias de Paula em
    • 05 jul 2016
    Responder  
    Parabéns pela iniciativa,,,vcs são feras

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *